sexta-feira, 29 de maio de 2020

Fazer missões entre os Kayastha na Índia



A estrutura dos povos na Índia é bastante diversificada, existindo um grande número de agrupamentos culturais. A única região do mundo com uma diversidade étinica e cultural maior do que a dos indianos é o continente africano.

Apesar da diversidade de cultura e povos, há três principais divisões culturais que fazem parte do território desse país: os Hindus (com mais de 70% da população), os Drávidas (com 25%) e os Mongóis (que juntamente a outras etnias compõem 3% dos habitantes).

Coletei um história de uma revista de missões para ilustrar a realidade cultural na Índia e chamar sua atenção à diferença da cultura:

"Sanjay, preciso que você verifique isso!" Rana, gerente de escritório de Kayastha do Escritório de Advocacia Sanjay em Ludhiana, Punjab estava verificando se o cartão de felicitações e convite para a celebração do deus hindu Chitragupta atende às expectativas dos advogados de escritório da comunidade Kayastha. 

Seria enviado a clientes, amigos e famílias. Sanjay leu rapidamente: “Lord Brahma criou o deus Chitragupta, e criou o povo Kayastha para que eles pudessem ajudar a manter registros das ações dos seres humanos na Terra. Você está convidado a se juntar a nós neste festival mais sagrado para honrar nosso deus e a honra de servi-lo que nos foi dado. ” Sanjay sorriu e acenou com a cabeça em aprovação.

Aqui descreve uma situação do dia a dia em um escritório na Índia em que o proprietário pertence ao grupo étnico dos Kayastha 

Os aproximadamente 10 milhões de Kayastha são considerados um dos grupos de pessoas mais inteligentes e influentes da Índia. Eles ocupam posições de destaque nas áreas de direito, política, medicina, ensino, contabilidade e negócios. 

Eles são dedicados a Chitragupta e outros deuses hindus. Orgulhosos de sua identidade, eles são muito resistentes aos cristãos, que consideram inferiores a eles.

Minha pergunta é: Você já se imaginou entrando no meio desse povo, buscando obter conexão e falar de Jesus? Pode imaginar a diferença cultural, as barreiras que um missionário terá ao fazer missões na Índia entre o povo Kayastha?

Esta é uma das razões que falamos da necessidade de se orar para que o Senhor levante obreiros capacitados para fazer o trabalho entre povo de culturas tão diferentes e que oferecem barreiras de acesso que dificultam e muito o ingresso do evangelho.

Faça lembrar que a ordem do Mestre é para que nós como igreja deixemos nosso ambiente de conforte e façamos algo pelos grupos étnicos que estão sem a presença da Palavra de Deus.   

Creio que agora você conhece um novo povo e tem consciência da necessidade de alcance. Façamos nossa parte em orar e, se Deus te der oportunidade, contribua no trabalho de um missionário que está trabalhando nessas regiões.

Abaixo vou deixar um vídeo onde eu falo sobre a distancia cultural no evangelismo. Espero que você assista e cresça no conhecimento de missões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário