sexta-feira, 15 de maio de 2020

Missões e a complicação das etnias

É impressionante como existe uma complicação quando falamos de nações, países, povos, etnias e etc. Isso acontece porque no nosso dia a dia fazemos uma verdadeira salada de tudo crendo que tudo isso é uma coisa só.

Quando tentamos trazer uma definição  do termo “nação” em nossos dias geramos muitos problemas. Muita gente chama o Reino Unido de uma “nação”, embora sabemos que o Reino Unido seja um país ou um Estado-nação formado por três nações menores.

Nós temos em muitos lugares um Estado governando vários povos dentro do Estado. Podemos falar da Bolívia, China e até o Brasil onde temos um estado, mas dentro desses países temos vários povos sendo governado pelo Estado.

Na Coreia do Norte e Sul e no Lesoto temos a situação em que o Estado governo sobre um só povo, uma só etnia. Ou seja, estes estados são quase totalmente compostos com uma só ethnos.

Para finalizar podemos dizer que existe sim uma verdadeira complicação quando se falar em fazer missões, pois não é levado em consideração as etnias. Olhamos os países como aparecem no mapa, suas divisões políticas, mas esquecemos que dentro desses países existem, muitas vezes, muitas etnias e que é necessário uma atenção especial para cada uma delas de forma individual para que o trabalho missionário seja feito de forma efetiva.

Logo acima eu falei da China e Bolívia. Você sabia que na Chine existem mais de 50 etnias e aqui em Bolívia existem mais de 30 etnias? Muitas dessas etnias falam idiomas diferentes e têm cosmovisão diferentes que é necessário uma compreensão para gerar conexão e transmitir a mensagem do Evangelho.

Assim, para que não venhamos continuar vivendo uma confusão neste assunto eu animo você que deseja fazer missões a olhar com maior cuidado sobre este importante assunto sobre etnias. E por que eu digo importante? Porque o Senhor Jesus disse: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações (etnias)" - Mateus 28:19

Eu sempre deixo um vídeo onde eu falo um pouco mais sobre o assunto. Espero que você assista com atenção e ao terminar se inscreva em nosso canal ativando as notificações para acompanhar outros vídeos.

Se você não conseguiu visualizar o vídeo acima é só clicar no link ao lado para assistir - CLIQUE AQUI


RECEBA NOSSOS E-MAILS SOBRE MISSÕES

Toda segunda feira eu envio um e-mail com dicas importantes sobre o serviço de missões. Se você quiser fazer o cadastro (gratuito) é só clicar no link abaixo

CLIQUE AQUI e faça o cadastro do seu e-mail agora mesmo!

Pastor Peniel Nogueira Dourado

Nenhum comentário:

Postar um comentário