quinta-feira, 28 de maio de 2020

MISSIONÁRIO ENTRE OS “GREGOS”



Geralmente pensamos em fazer o trabalho missionário em países de muita pobreza ou desenvolver o serviço evangelístico em lugares pobres de nossa cidade. A igreja de Cristo deve estender suas mãos aos necessitados, aos carentes e os pobres que sempre vão existir no meio de nós. Mas restringir o evangelho a uma classe de pessoa visando sua posição social ou condição financeira chega a ser impiedade. “Ide por TODO mundo…”de Marcos 16:15 nos fala dos lugares que devemos ir, e não há restrição para “Todo Mundo”. Também o “pregai o evangelho a toda criatura” diz respeito a TODA CRIATURA e não apenas as criaturas pobres e necessitadas. Nunca fui de acordo ao pensamento de pregar o evangelho aos pobres poque são pobres, nem aos ricos por serem ricos. Assim como a morte e a perdição eterna não diferencia pessoas po seu recurso financeiro, de igual forma a igreja de Cristo deve compreender que a Única Mensagem de salvação deve chegar aos pecadores, independente da posição social que possui.

Reconheço que existem os que buscam alcançar os mais favorecidos, mas não visando suas almas e sim o que podem oferecer. Os púlpitos das igrejas ricas estão lotados dos “evangelistas” que negociam seus cachês e missionários que quase nunca os vemos no campo missionário, pois são profissionais, animadores de conferencias missionárias. Mas, este não é o nosso tema, mesmo que estamos saturados de ver e saber de sua existência.

O apóstolo Paulo foi um homem ousado, um exemplo de missionário e evangelista. A Bíblia nos fala de Paulo entre os atenienses, lugar nada fácil de levar o evangelho, pois povo era arrogante, gabavam-se de seus conhecimentos, fervilhava com mestres e sábios de todas as correntes e tendências. filosofias e tradições, além de tudo que dentro do Império Romano tinha uma posição politicamente privilegiada. Paulo sendo judeu romano possivelmente seria discriminado entre este povo. Mas quero fazer minha meditação dentro do texto de Atos capítulo 17 onde podemos subtrair atitudes positivas deste verdadeiro missionário da igreja primitiva.

Paulo não se deixava levar pela beleza, prosperidade, conhecimento ou qualquer outra coisa que os atenienses apresentavam. O apóstolo observou a situação espiritual do povo e seu espírito se comovia em si mesmo, “vendo a cidade tão entregue a idolatria” (At 17:16).  Nós vamos colocar nossos olhos em atenção naquilo que o nosso coração está sendo atraído e Paulo foi atraído pela necessidade do povo de Atenas, porque Paulo era um supridor de necessidade. Um verdadeiro missionário não deve ser nada menos que isto, um supridor de necessidade. O verdadeiro missionário deve compreender que o campo onde está apresenta uma necessidade para ele suprir. O Espírito de Deus mostrar esta necessidade justamente para que seja suprida, não para seguir existindo. Se você viu uma necessidade saiba que você tem uma responsabilidade em suas mãos. Possa ser que você não tenha todas as condições para suprir a necessidade, mas comece com o que você tem.

Hoje muitos são frustrados porque estão na corrida do reconhecimento. Faça o que Deus está mandando você fazer, pois assim você terá todo suprimento, capacidade e será verdadeiramente produtivo, sendo reconhecido ou não, agradando os outros ou não. Viver a vida para fazer somente o que os outros querem é minguar tudo aquilo que Deus tem pra você; viver a vida pelo reconhecimento é alcançar a frustração. Deus tem muito mais para você.

O judeu romano Paulo agora anda nas ruas de Atenas. Para os atenienses os judeus eram os bitolados religiosos fanáticos e os romanos eram os adversários políticos. O quadro estava montado para a repressão e discriminação, pontos bem fortes para calar a boca de um missionário. Mas não foi assim com Paulo, pois pregava aos judeus na sinagoga e nas praças (v.17). No verso 18 vemos Paulo sendo chamado de paroleiro. Voltando ao texto de Marcos 16:15 a ordem do Mestre é Pregar o Evangelho. Deus não vai cobrar de ninguém o fato do povo ser frio, duro, apático ou qualquer outro nome que você queira dar, mas ELE vai cobrar de qualquer que conhecendo a verdade e estiver com a boca fechada. Não é você que convence o pecador do pecado, mas o Espírito Santo de Deus (Jo 16:8).

Como missionário estando em terras estrangeira e muitas vezes em um lugar difícil, quem sabe um missionário de um país pobre fazendo missão em um país de primeiro mundo, entre pessoas de maior poder aquisitivo, e muitas delas arrogantes, discriminadoras, racistas, em base tudo isso, Paulo nos ensina a como portar-nos diante de situações tão adversas.  Se você vai ao campo e não tem amor pelas pessoas é melhor voltar e fazer outra coisa. A descrição bíblica para o sentimento de Paulo em relação ao povo era “O espírito de Paulo se compadecia”(v.16). Levantando os olhos e vendo a multidão do lugar onde você está o que você vê?  Chegamos a Bolívia em 2007 e começamos a conhecer os lugares, feiras, mercados e etc. Outras pessoas andavam conosco e falavam dos preços das roupas, ficaram interessados nos casacos de couro que aqui são vendidos a R$90,00 a unidade, sendo que no Brasil custa R$ 450,00 cada um. Outros ficaram encantados com as feiras de Roupas Americanas, enquanto a atração para alguns já era os jeans com os preços quatro ou cinco vezes mais barato que no Brasil. Enquanto isso eu andava no meio do povo com o coração apertado. Havia uma responsabilidade sobre mim e me lembro de uma ocasião de andar no meio da multidão e o Espírito Santo falar comigo: “Quem vai fazer algo por este povo?” Eu andava quebrantado e parecia que se eu não fizesse algo toda aquela gente pereceria e a culpa seria minha. Não quero julgar os irmãos que estavam comigo, pois a visão foi dada a mim, a necessidade foi revelada a mim e não a eles. Você deve sentir algo pelo povo que você pretende alcançar; mas algo vindo de Deus, vindo do Deus de amor ao seu coração e não sentimentos que fluem de um coração egoísta.

Algumas táticas são necessárias e nesses pontos pretendo resumir. Se possível, seria interessante você abrir sua bíblia e averiguar as referencias. Bem, versículo 20 ao 21 Paulo aproveita uma bela oportunidade para falar de Jesus Cristo aos atenienses. Saiba que as oportunidades nem sempre vem duas vezes. No versículo 23 Paulo com muita sabedoria usa o problema dos atenienses, que era a idolatria, para apresentar a solução. Então, seja sábio, não ataque a lepra que o povo tem, pois você será bem mais aceito como um verdadeiro cristão curando as feridas do povo. Nos versículos 24 ao versículo 31 encontramos Paulo pregando a Palavra de Deus. O apóstolo não defendeu a Palavra, não se explicou, mas ele expos a mensagem do evangelho. A mensagem do evangelho tem poder em si mesma. Em Romanos 1:16 diz que é poder de Deus para salvação. Não importa o nível social, grau de escolaridade, nacionalidade, se vai crer ou não, o que verdadeiramente importa é que você anuncie o evangelho. O tema ressurreição é de suma importância na pregação do evangelho e, segundo o texto, Paulo não esteve defendendo, mas pregou o evangelho. Então, confie no evangelho, pois no evangelho se cumpre a justiça de Deus ( Rm. 1:17).  Em Atos 17:33 vemos outro ponto chave no serviço evangelístico missionário: Não perca tempo com os que não querem nada! E com o versículo 34 queremos finalizar. Se no verso 33 nos ensina a não perder tempo com os que não querem nada, no verso 34 nos mostra que devemos gastar tempo com os que creem.

A sequencia de trabalho usada pelo grande missionário da igreja primitiva é bem simples: Pregue a tempo e fora tempo ( 2 Tm 4:2), não pare na caminhada por causa dos que não querem nada, pois os Dionísios e as Dâmares vão necessitar de sua atenção.

Pastor Peniel Nogueira Dourado

21 de fevereiro de 2012  –  Santa Cruz de La Sierra – Bolívia


RECEBA NOSSOS E-MAILS SOBRE MISSÕES

Periodicamente estou enviando informações por e-mail com super dicas quanta a vida prática em missões. Para receber nossos e-mail basta cadastrar o e-mail que você mais utiliza. O CADASTRO É GRÁTIS!!

CLIQUE AQUI e fazer o cadastro agora mesmo!

Ao concluir o cadastro fique atento pois a qualquer momento estaremos enviando nossos e-mails instruções práticas sobre a vida em missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário