terça-feira, 2 de junho de 2020

ESTRATÉGIAS MISSIONÁRIAS E AS ETNIAS NO CAMPO MISSIONÁRIO



O trabalho missionário tem usado a estratégia da tradução da Palavra de Deus escrita aos povos no idioma nativos, seja o Novo Testamento, Evangelho de São João ou mesmo a Bíblia completa. Esta simples atitude abre as portas para entrarmos em um interior, muitas vezes fechado, de uma determinada etnia.

Se uma etnia está fechada às ideias externas esta mesma etnia estará fechada ao evangelho que o missionário estará trazendo. Não receberá o missionário e muito menos a mensagem que o missionário traz.

Assim, a literatura no alcance dos povos é fundamental no avanço do serviço de missões. Um folheto com uma pequena porção da Palavra de Deus escrita no idioma nativo poderá abrir portas para toda a Mensagem de Salvação e para a própria Bíblia no idioma nativo.

Para que o missionário possa trabalhar nesta frequência é importante o primeiro e simples passo de reconhecer as etnias que estão dentro de um país. Podemos falar de Bolívia como país que tem mais de 30 etnias como nações dentro da nação de Bolívia. Esta é a razão do nome do estado ser Estado Plurinacional de Bolívia, ou seja, são várias nações (etnias) dentro da nação de Bolívia.

A estratégia do reconhecimento das etnias e trabalhar neste contexto nos leva a compreender que a  comunicação do Evangelho na própria língua de uma pessoa, ou seja, de um nativo é vital para o evangelismo eficaz. Mesmo que o pragmatismo no serviço missionário seja a bandeira de muitos que vão ao campo de missões

Assim, a mera aprendizagem da língua de uma pessoa, a fim de ser capaz de comunicar uma mensagem importante, que é o Evangelho, já é o reconhecimento da dignidade e da importância de uma etnia e este sentimento de importância sendo percebido abrirá muitas portas à pregação do evangelho.

Quando você dá o primeiro passo de trazer a Palavra de Deus no idioma do povo ao povo é incrivelmente enobrecedor da identidade étnica. Em certa ocasião eu fazia a distribuição da Palavra de Deus escrita em uma feira de Santa Cruz de la Sierra. Nosso folheto tinha dois lados: De um lado era em espanhol e do outro lado no idioma quechua.

Percebi que o povo estava jogando no chão mais do que o normal. Então observei que estava entregando com o lado em espanhol para cima. Inverter a posição mudou completamente o quadro de aceitação. Simplesmente ninguém jogou o folheto no chão.

Este é um simples exemplo de se reconhecer a etnia no campo de missões e obter a porta aberta para levar o Evangelho. Poderíamos falar muito mais sobre o assunto, mas quero apenas enfatizar a importância de você olhar para os países e dar uma atenção maior as etnias.

Abaixo deixo um vídeo onde eu falo sobre a importância do reconhecimento das etnias pelo missionário. Espero que você assista com o coração aberto ao crescimento

RECEBA NOSSOS E-MAILS SOBRE MISSÕES

Toda segunda feira eu envio um e-mail com dicas importantes sobre o serviço de missões. Se você quiser fazer o cadastro (gratuito) é só clicar no link abaixo

CLIQUE AQUI e faça o cadastro do seu e-mail agora mesmo!

Pastor Peniel Nogueira Dourado

Nenhum comentário:

Postar um comentário